Turistando: São Paulo - Yayoi Kusama e sua Obsessão Infinita

16:51

Olá pessoal! No post de hoje vou falar sobre a exposição que rolou no Instituto Tomie Otake aqui em São Paulo do dia 22 de maio até o dia 27 de julho. Infelizmente a exposição já acabou, mas quem não viu pode dar uma espiadinha nas fotos que eu tirei e ficar por dentro do que rolou!





Vou começar falando um pouco sobre a Yayoi Kusama. Foi justamente por ter me interessado pela historia dela que fiquei ainda mais animada pra visitar a exposição, claro que ver milhões de pessoas postando aquelas fotos lindas contou muito!
Yayoi(85) é uma artista japonesa obcecada por pontos e bolas, seu trabalho é uma mistura de pinturas, colagens, esculturas, instalações ambientais, entre outros tudo muito surreal! Ela sofre de TOC esquizofrenia e desde a infância tem alucinações, que segundo ela a fazia ver bolas e pontos. Yayoi vive até hoje em um hospital psiquiatro no Japão, por escolha própria.

Pesquisando sobre ela, encontrei um trecho de uma entrevista dela falando sobre o impacto de sua doença em sua arte, que me fez gostar mais dela ♥:
"Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental, originário das alucinações que eu posso ver. Traduzo as alucinações e imagens obsessivas que me atormenta em esculturas e pinturas. Todos os meus trabalhos em pastel são os produtos da neurose obsessiva e, portanto, intrinsecamente ligado à minha doença. Eu crio peças, mesmo quando eu não vejo alucinações, no entanto.Com o tempo, passou a preencher pisos, paredes, telas, objetos e até pessoas com seus pontos."
Agora que já falei dessa grande artista bora ver as fotos?



Essa sala apelidei como a sala das bolinhas rosa e preto! hahahaha A primeira coisa que os seguranças falam na hora de entrar na sala é: "Favor não encostar nas bolas!" E adivinhem o que eu fiz?? HAHAHAHA


Logo no começo tinha umas esculturas meio "ahn?"...






A foto anterior não ficou com a qualidade boa, mas pelo menos da pra ler!! Ela estava na parede descrevendo a seguinte escultura:



Tinha uma sala com os moveis todos cobertos de adesivos de bolinhas na qual o pessoal da exposição entregava pra gente colar! hihihi 











Essa era a sala mais bonita de toda a exposição, tinha essas bolinhas pelo ar(?) e uma jogada de espelhos ao redor de toda a sala! Fiquei cerca de 5 horas na fila e não pude ver todas as salas. Fui no penúltimo dia de exposição e tava super lotado! O pessoal que ficou do lado de fora começou a fazer baderna e por segurança das pessoas que estavam do lado de dentro eles encerraram a visitas das salas 30 antes da hora prevista! Eu não consegui ver todas as salas e tive que tirar as fotos correndo! Por isso essa ótima qualidade...
Mas mesmo assim adorei a exposição!

No dia estava bem frio! Então fiz uma baita sobreposição de saia com meia calça, cardigã em cima de cardigã.. um look um tanto quando exótico! hahaha





E ai, gostaram do post? Quem aqui foi na exposição e tem algo a acrescentar? Só deixar nos comentários!! 
Beijão e até o próximo post ♥






You Might Also Like

4 comentários

  1. Super legal essa exposição, vi várias pessoas publicando fotos!!! E super interessante

    Bejuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma experiência muito gostosa, e interessante mesmo!! beijos

      Excluir
  2. Vi na televisão alguns comentários e queria poder ir, mas moro em Salvador, fica difícil.

    www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena não ter ai em Salvador.. Eu acho que essas coisas deveriam rodar pelo Brasil porque é realmente uma experiencia muito gostosa!!

      Excluir

Mais Acessados

Categorias

Instagram: Liine_s2